30.4.16

Turismo de Inverno



Pra quem gosta de viajar e se deliciar com as belezas da estação, o site Viagem preparou uma lista dos locais mais visitados no Brasil. Coletei algumas sugestões. 

Vamos a elas?


As melhores cidades de inverno do Brasil oferecem tudo aquilo que o turista quer: frio, chocolate, fondue, lareiras crepitantes, pousadas charmosas, restaurantes estrelados, grandes paisagens de montanha, boa música e conforto.

Da neve e temperaturas abaixo de zero da Serra Catarinense – a região mais fria do Brasil – ao Maciço do Baturité, no Ceará, os turistas brasileiros encontrarão ótimas opções, com muito charme e conforto.

Qual é aquele que combina melhor esses atributos? Qual é sua favorita? Conheça agora os melhores destinos de inverno do Brasil.


Gonçalves (Minas Gerais)


Pousadas muito bem decoradas, restaurantes e cafés convidativos e caminhadas em meio à natureza. A pequena Gonçalves vive uma lua de mel com os turistas, com boa infraestrutura e novos endereços a cada temporada, tudo com serviço atencioso e belas paisagens.



Urubici (Santa Catarina)


No triângulo entre São Joaquim, Urupema e Urubici, temperaturas abaixo de zero e neve ocasional fazem a alegria dos turistas. A disputa pelo título de cidade mais fria do Brasil é acirrada (e tem dezenas de outros pretendentes), mas Urubici destaca-se por um centrinho agradável, boas opções gastronômicas, pousadas de qualidade e uma natureza de recortes deslumbrantes. A Pedra Furada e o Morro da Igreja estão entre as melhores atrações da região, assim como a Serra do Rio do Rastro, na vizinha Bom Jardim da Serra.



Campos de Jordão (São Paulo)



Quando o frio chega, paulistas de todos os cantos invadem o alto da Serra Mantiqueira. E, antes deles, chegam baladas agitadas, lojas de grife e filiais de restaurantes badalados. O Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão é o maior de seu gênero na América Latina e aqui também fica um dos mais charmosos hotéis do país, o Botanique.



Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul)


Não bastam os 30 produtores do Vale dos Vinhedos que, juntos, produzem mais de 12 milhões de garrafas de vinho ao ano. No alto da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves possui cantinas tentadoras, o melhor galeto do Brasil e pousadas com muito charme



Cambará do Sul (Rio Grande do Sul)


Antessala para os parques nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra, a gaúcha Cambará do Sul é o trampolim perfeito para duas das mais belas paisagens do país, os cânions Itaimbezinho (foto) e Fortaleza.


Domingos Martins (Espírito Santo)


O perfil quase escultórico dos mais de 1800 metros da Pedra Azul é só o cartão de visitas de Domingos Martins. A cidade capixaba possui também um divertido passeio de trem e algumas boas pousadas


Petrópolis (Rio de Janeiro)



Tão perto e tão diferente do Rio de Janeiro, Petrópolis foi a escolha de Dom Pedro II para seus retiros de verão. Seu luxuoso palácio hoje é o Museu Imperial. Já a infraestrutura turística destaca-se por hotéis ora romântico, ora bem solucionados para famílias. A gastronomia é outro destaque: são cinco casas estreladas pelo GUIA QUATRO RODAS.


Cunha (São Paulo)


Debruçada sobre a fluminense Paraty, a paulista Cunha tem pousadas e restaurantes bacanas. A grande atração, porém, são os ateliês de cerâmica e suas famosas aberturas de fornos.


Visconde Mauá (Rio de Janeiro)


Atrações é que não faltam neste trecho da Serra da Mantiqueira. Pousadas aconchegantes, jantares estrelados, caminhadas e cavalgadas com vistas deslumbrantes e feirinha de artesanato são uma pequena amostra de quem elege Visconde de Mauá como destino.


Guaramiranga (Ceará)


No Carnaval rola um movimentado festival de jazz e blues em Guaramiranga, mas, próxima a Fortaleza, a cidade no Maciço do Baturité atrai turistas o ano todo com suas temperaturas mais amenas e algumas boas pousadas. E, claro, temperaturas bem mais amenas do que no litoral.


Monte Verde (Minas Gerais)


O ar romântico e o convite ao aconchego atraem multidões – quase sempre aos pares – a Monte Verde. Virou quase uma obrigação entre as pousadas oferecer quartos com lareira e banheiras de hidromassagem. E a arquitetura inspirada nas frias cidades europeias ajuda o clima de nhe-nhe-nhé.







29.4.16

Cultura de Massa


A cultura de massa é produto de uma influencia da mídia e da indústria cultural.

O meio de comunicação que mais pode fazer com o que soframos essa influência, é a televisão. Ela, através de propagandas, novelas, programas, realy shows e dentre outras programações, nos passa um comando daquilo que esta ‘na moda’ ou que ‘ aquilo é o que todo mundo usa’ ou "aquele programa é o que todos assistem", e apartir disso, somos influenciados conscientemente ou inconscientemente a comprar determinado produto ou praticar determinada ação, porque esta passando na TV.



Quem nunca que, ao ver uma atriz usar uma determinada roupa (mesmo sendo feia), não desejou ter igual? Quem ainda não pintou as unhas de cores fortes e florescente (rosa choque, verde, azul, vermelha e etc.), por que no desfile de verão da São Paulo Fashion Week, os estilistas falaram que seria a ‘onda’ do verão?

Quem não tem uma sandália Melissa, que é a moda entra as meninas?

Ao analisarmos essas perguntas, podemos observar que, se você não praticou nenhuma das ações descritas, com certeza se lembrou de alguém, ou de outra coisa que, se está na mídia todo mundo usa.

Abaixo um exemplo em vídeo de Cultura em Massa ( Baseado no vídeo dos alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade de Vila Velha/ES).

Em nosso município isso não é diferente. 

Todos os dias podemos observar o quanto os meios de comunicação que, nos passam produtos da Industria cultural nos influenciam; e isso é de fácil observação. Um exemplo fácil e clássico, que não acontece somente em Piúma, mas em outros municípios, cidades, estados e países é o uso da calça jeans. Ela foi feita para os países onde é muito frio (como a Europa) e o Brasil é um pais tropical onde não há tanta necessidade de ser usada, porem todo povo brasileiro usa calça jeans, e Piúma, um município banhado pelo mar, um município com o clima quente, tem toda sua população usando calças jeans, por que todo mundo usa. É difícil achar alguma pessoa que não tem uma calça jeans guardada no seu guarda roupa.








28.4.16

Catedral de Santa Maria del Fiore



"... A igreja de Santa Maria del Fiore, em Florença. Que foi uma bela planta que forma, foi talhado em pedras duras dentro de tudo funcionou, e off brancos e negros e mármore vermelho incrustado e decorada (...), nem no cristianismo, encontra-se mais ornamentado do que fabrica moderna , sendovi muitas estátuas e a torre de fachada e sino fabricados a partir de excelentes professores. "

(Giorgio Vasari, Vidas dos 'mais excelentes pintores, escultores e arquitetos. )


Santa Maria del Fiore , cuja construção foi planejada por Arnolfo di Cambio, é a terceira igreja do mundo (depois de São Pedro, em Roma, St. Paul em Londres) eo maior da Europa , no momento da sua conclusão em '400: é longo 153 metros de largura, 90 ao cruzeiro e 90 metros de altura do chão na abertura da lanterna. Esta, a terceira e última catedral de Florença foi dedicado em 1412 com clara em Santa Maria del Fiore alusão ao símbolo do lírio da cidade.

Ele levantou-se acima do segundo catedral, que cedo Christian Florence tinha dedicado a Santa Reparata.

Considerável revelou na sua diversidade de peças de estilo são a prova da mudança de gosto no longo lapso entre a sua fundação e conclusão.

A primeira pedra da fachada foi colocada em " 08 de setembro de 1296 , a um projeto de Arnolfo di Cambio. Ele trabalhou na Catedral de 1296 a 1302. Ele concebeu uma basílica de grandeza clássica com três naves de largura que fluíam na grande capela-mor, onde o altar-mor é colocado, por sua vez cercado por arquibancadas em que, em seguida, vai envolver o Dome.

O Arnolfo foi significativamente diferente da estrutura atual da igreja, como você pode ver a partir do exterior. Nas laterais do edifício, de fato, para o norte e sul, percebe-se que os primeiros quatro janelas são menores, mais estreito e mais próximos do que aqueles para o leste, que correspondem, no entanto, a expansão devido à Talents Francesco de construção Depois a partir dos meados 300. 

Arnolfo se trata de acabar com duas baías e metade da nova fachada. Suas esculturas serão removidos e transferidos para o Museu Histórico do Opera em 1586, como o Grão-Duque Francesco I de Médici decidiu construir uma nova fachada.


Com a morte de Arnolfo, que teve lugar em torno de 1310, a obra sofreu uma desaceleração, certamente para retomar em 1331, quando os magistrados da ' Arte della Lana você cuidou do edifício. Em 1334, foi nomeado mestre de obras do Opera Giotto que trabalhou principalmente na construção da torre e morreu três anos mais tarde. Giotto foi sucedido por Andrea Pisano, até 1348, o ano do terrível praga que dizimou a população da cidade a partir de 90.000 a 45.000 habitantes. 

O trabalho continuou entre paradas e começos, até que, na sequência de um concurso realizado em 1367, foi aceito o modelo final da igreja proposta por quatro arquitetos e quatro pintores, incluindo Andrea Bonaiuto, Benci e Andrea di Cione, Taddeo Gaddi e negros de Fioravante. 

a partir de 1349 para '59 a direção cabe a Francesco Talenti, que completa o Campanile e prepara um novo projeto assistida (de 1360 para 69) por Giovanni di Lapo Ghini. Em 1378 foi terminado a abóbada da nave, e em 1380 os corredores foram acabados. Entre 1380 e 1421 foram construídas as arquibancadas e, possivelmente, o tambor da cúpula.

Saíram as obras de revestimento em mármore e decoração das entradas laterais, incluindo Canonical Door (sul) e Porta Almond (norte), coroado pelo relevo da Assunção (1414-1421), belo trabalho de Nanni di Banco.

Elegantes as outras duas portas: a do Campanile (sul), no segundo período, com relevos de Andrea Pisano escola e na porta da Balla (norte), cujo nome deriva da abertura nas paredes de Florença, na Via dei servi (Borgo Balla), eles estavam na arte de extratores de lã. 
abside fecha com dignidade a catedral com três grandes galerias com janelas góticas. Quatro exedras, ou tribunas morte, decorar a base do tambor.

No século XIX, uma série de intervenções, - o mais importante são os novos coros de Santa Maria del Fiore e a simplificação do coro Bandinelli, que foi privado de todo o colunas da superestrutura e estátuas no altar - completou a Catedral. A tarefa mais desafiadora de todas foi, porém, a fachada da Catedral, realizado por Emilio De Fabris e colaboradores entre 1871 e 1884 que aspiravam a jogar o decorativismo florentino do '300, visto no Campanile e as portas laterais da catedral.
informação


entrada gratuita
Entrada da porta direita da fachada
Acesso cadeira de rodas a partir do Cânones Gate (lado sul)
roupas apropriadas para um local de culto









27.4.16

O seu Primeiro Mochilão



por Saulo Rockfeller

Mochilar não é só colocar uma mochila nas costas e sair perdidaço por aí (Tem quem o faça, mas se este não é o seu perfil continue lendo). É preciso planejar a viagem (se possível com um bom tempo de antecedência) e pesquisar bastante sobre os destinos que pretende visitar. Quanto maior for o seu conhecimento sobre os destinos, melhor será sua viagem. 


Por onde começar? 


Em primeiro lugar organize a logística da sua viagem. Crie uma lista dos destinos que pretende conhecer e pesquise: 

• Quais são as principais rotas e meios de transporte para se chegar nos destinos escolhidos. 

• Quais são os principais tipos de hospedagem nas cidades por onde irá passar e quanto elas custam. 

• Quais são as "principais atrações" e se as mesmas são de fácil acesso ou necessitam da contratação de serviços de tours ou guias e quanto custam estes serviços. 

Para enriquecer sua viagem tente pesquisar além do "esquema pra turista ver", além dos cartões postais. Pesquise também sobre a cultura, a história, a política, a geografia e a economia dos destinos.

Se deseja visitar parques nacionais e outras áreas preservadas e/ou selvagens tente saber mais sobre a fauna e flora da região e os cuidados que se deve tomar antes de se aventurar em alguma trilha. Pesquise sobre quais são as roupas e equipamentos mais adequados ao clima e geografia das regiões que irá visitar.



Orçamento: Economize em tudo que for possível


Controlar o orçamento é a parte mais importante de qualquer mochilão. Uma mesma viagem pode ficar terrivelmente mais cara se você não tomar certos cuidados. Antes de perguntar se sua grana será suficiente faça uma reflexão sobre os seus hábitos de consumo. 

É necessário que você conheça seus limites e o quanto estará disposto a sair da sua zona de conforto. Pense o quanto estará disposto a perder de sua privacidade em diversos momentos do dia,(principalmente na hora de dormir), o quanto consumista e exigente você é, e principalmente o quanto estará disposto a pesquisar e pechinchar antes de comprar um produto ou serviço. Isso fará toda a diferença no valor final da viagem. 

Transporte: Como economizar


O transporte inclui a locomoção de partida e chegada e o que você irá gastar circulando pelos destinos. 

Passagem aéreas pode consumir boa parte de seu orçamento, então confira as dicas para economizar: 

1 - Compre sempre pela internet. É economia certa, mas...
2 - Pesquise muito antes de comprar. Onde?

- Nos sites das companhias aéreas
- Nos sites de agências especializadas em venda de passagens
- Em sites comparadores de preço de passagens aéreas. 

3 - Faça as buscas com pelos menos 3 datas diferentes. Como se fosse voar daqui a 3 dias, 1 mês e 3 meses. O objetivo é entender como funciona a política de preços de tal companhia. Algumas vendem muito mais barato se você comprar com antecipação, outras não. 

4 - Evite comprar passagens só de ida (one way) pois elas custam quase o mesmo preço das Round Trip (ida e volta). 

5 - Se planejar a viagem com antencedência você poderá adquirir a passagem em alguma promoção ou leilão na internet.

6 - Se seu roteiro for flexível tente pesquisar por passagens em rotas alternativas. Países ou estados vizinhos as vezes podem ter passagens muito mais baratas que o destinos onde você está, sendo assim uma viagem de ônibus até lá pode valer muito a pena.

7- Se for viajar por muitos países em continentes diferentes, um bilhete RTW (Round The World Ticket) pode fazer a sua viagem muito mais barata.

Sites de comparação de preços de passagens aéreas

http://www.mundi.com.br/
http://www.fly.com/
http://www.kayak.com/flights/
http://www.skyscanner.net/
http://www.decolar.com/
http://www.momondo.com/


Nunca viajou de avião?


Para saber como funciona toda a burocracia que envolve o processo desde a compra até o embarque, leia o ótimo Tutorial - Passagem Aérea Internacional produzido por joycebandi


Promoções e leilões de Passagens Aéreas


Fique de olho na promoções no fórum Promoções de Passagens Aéreas. Outra ótima opção para encontrar promoções é o blog Melhores Destinos


 Viajar de carona


Em alguns países a carona é parte da cultura local e até mesmo no Brasil é possível viajar desta forma. Pense nisso como uma possibilidade viável, que poderá ser usada em parte ou em toda viagem. Há muitos sites que facilitam esta prática. Para viajar o Brasil no dedo confira as dicas de como viajar o Brasil de carona clicando nesse link ou deixe uma mensagem na nossa Central de Caronas antes de viajar. Além dessas dicas e recursos do Mochileiros.com, você também poderá utilizar os sites Caroneiros.com, E-carona e o Carona Segura para viajar pelo Brasil. Para viajar pela Europa as dicas são os sites Hitchhikers.org, RoadSharing e Hitchwik


- Transporte Público


Utilize o transporte público para circular pelos destinos que irá visitar. Ônibus, Metrô, trem, lotações, etc 

Circulando com Táxis


Em muitos destinos os táxis também são um opção barata para circular, mas quando usar um táxi nunca peça uma sugestão de serviços como hospedagem, restaurantes e outros do tipo para o taxista. A sugestão dele sempre será te levar o mais longe possível para cobrar mais ou será aquela onde ele ganha mais comissões. Seja exato no que quer e pergunte sempre antes quanto irá custar a corrida ou pelo menos um valor aproximado. Sem saber disso é furada!



Circulando com Bicicleta


Em muitos destinos você irá economizar muito se alugar uma bicicleta para circular pelas atrações. Procure no Google por rent a bicycle

Formas de economizar na Hospedagem


1 - Albergues / Hostels


Se for viajar sozinho a dica são os quartos coletivos, se viajar em dupla ou casal os albergues também possuem quartos privativos que em geral são mais baratos que os hotéis Econômicos. Clique aqui e tire todas as suas dúvidas sobre os albergues.


2 - Hotéis Econômicos


Os Hotéis Econômicos também são uma boa opção. Muitas vezes são hotéis frequentados por mochileiros de todo mundo ou hotéis de redes econômicas. As principais redes de hotéis econômicos são: Formule 1, Econolodge, EtapHotel. Além das Redes procure no google por Budget hotels


3 - Campings free. 


Há campings Free ou quase free em quase todos os destinos do mundo, então sua barraca pode ser bastante útil. Além de ser de graça ou quase de graça são também uma ótima opção para ficar mais perto da natureza. Procure no google por free campsites, free camping sites, free campgrounds. Em destinos com frio extremo é necessário barraca, saco de dormir e roupas especiais. Ambientes hostis e/ou com temperaturas extremas não são recomendados para viajantes inexperientes. 


4 -Se hospedar de graça na casa de outros viajantes.


Há alguns sites especializados na troca de hospedagem, onde você poderá oferecer sua casa como hospedagem e também se hospedar na casa de outras pessoas de todo o mundo, os mais conhecidos são: Couchsurfing, Hospitality Club e Stay4Free


5 - Longas viagens noturnas e Locais públicos abertos 24h


Em uma viagem longa, dormir sem pagar nada em algumas oportunidades poderá fazer você economizar bastante. Escolher viajar a noite em ônibus e trens e em alguns locais públicos são algumas das opções. O site The Budget Traveller Guide to Sleeping in Airports, traz uma lista dos melhores aeroportos do mundo para dormir. 


6 -Servas 


Servas é uma ong que conta com mais 14.000 anfitriões que recebem viajantes interessados em promover a paz mundial . Foi fundado em 1949 na Dinamarca como um movimento pacifista. Para se tornar um membro o viajante precisa:

- Ter mais de 18 anos de idade.
- Ser entrevistado para garantir que é responsável e que tem mente aberta e chances de ser um bom membro.

Quando aprovado, o viajante recebe a Carta de Apresentação ( Letter of Introduction - LOI ) que é o "Passaporte" do viajante Servas. Ela é válida por um ano. Além disso é necessário pagar uma taxa de R$ 85,00 para os custos do processo. Para saber mais visite a página: http://brazil.servas.org/


7- Trocar de casa temporariamente com viajantes do mundo todo


Essa seria uma opção para aqueles que estão interessados em passar uma temporada em apenas um destino, o que é uma boa opção para férias em família. Nos sites que promovem este serviço você paga uma taxa e cadastra sua casa e pode pesquisar se alguém em algum lugar do mundo que estaria interessado na troca temporária. Os principais sites do assunto são: 

http://www.homeexchange.com/, 
http://www.homeforexchange.com, 
http://www.homelink.org/ e 
http://www.intervacus.com


8 - Se hospedar em um Bed & Breakfast.


O nome já diz tudo: Cama e Café da manhã. O que mais você precisa pra se hospedar com conforto e ainda fazer amizade com os donos da casa?

No site AirNnB você irá encontrar milhares de pessoas em todo o mundo que fazem do seu lar um meio de hospedagem para viajantes descolados. O AirBnB foi além do conceito "Bed & Breakfast" e abre espaço pra qualquer um que queira transformar aquele quarto vazio em uma opção para viajantes que estão procurando uma alternativa de hospedagem.

Em Londres por exemplo, você consegue uma cama a partir de R$ 38. Em Paris o valor é ainda menor, a partir de R$ 26 por noite. É por essas e outras que o http://www.airbnb.com é uma das mais novas coqueluches dos sites de hospedagem.

Outro site que segue o mesmo conceito do AirBnB é o Windu: http://www.wimdu.com


Formas de economizar na Alimentação


A alimentação pode chegar a ser até o segundo item que mais irá levar embora seu suado dinheirinho e além disso pode ser responsável por alguns dias de viagem perdida em casos de má alimentação, pois é comum adquirir uma intoxicação alimentar ou passar pela conhecida diarréia do viajante. Portanto para se alimentar bem e barato, na maioria dos casos a melhor opção é o bom e velho supermercado. A maioria dos albergues/hostels possui cozinha coletiva que fica a disposição dos hóspedes exatamente para esse propósito. Além do mais é assim que nascem amizades e romances. Não se envergonhe em propor a outros viajantes "uma vaquinha no supermercado" para comprar itens para cozinhar o almoço ou jantar! O dinheiro que economizar com isso, você poderá gastar à noite na balada com seus companheiros de rango! Se for ficar em campings leve um bom Equipamento de fogo. 

Isso tudo não exclui você de saborear delícias da gastronomia local, pois os restaurantes populares também podem ser um ótima opção. Estes restaurantes costumam ser frequentados pela população local, são como os "Pratos Feitos" e "Comerciais" Brasileiros e que muitas vezes vendem os mesmos pratos típicos de restaurantes para turistas.

Pechinchar sempre!

Turistas sempre pagam mais caro por tudo. É como se carregassem na testa uma placa: Tenho dinheiro sobrando, cobre mais caro! Não é só no Brasil que isso acontece! Por isso pechinche sempre! Principalmente quando o produto ou serviço não tiver o preço exposto de forma clara. Se usar essa regra com certeza irá economizar muito. Se tiver vergonha de pechinchar, em alguns casos pagará até 3 vezes mais do que pagaria um cidadão local pelo mesmo produto ou serviço. Pechinche sem medo de ser feliz!











Cultura Brasileira




A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.

Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileiras serão abordados.


Região Nordeste


Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arroz-doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.


Região Norte


A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa. As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA); e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas. Outros elementos culturais da região Norte são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino.
A influência indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.


Região Centro-Oeste


A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, maria-isabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o pintado, pacu, dourado, entre outros.


Região Sudeste


Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza, etc.


Região Sul


O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.











23.4.16

Curiosidades sobre a Irlanda


e-Dublin

Selecionamos cinco coisas simples sobre a cultura irlandesa, que só são descobertas quando finalmente desembarcamos na Ilha.

Descobrimos que aqui também rola fofoca entre a vizinhança, que alguns falam muito alto, que as mulheres vestem roupas extremamente curtas, usam muita maquiagem e que é comum encontrar penteados como o da Amy  Winehouse pelas ruas, na cabeça de quem diz “good morning” com look de quem está a caminho de uma grande festa. Há também as que andam despenteadas. E o melhor de tudo isso é descobrir que você pode ser autêntico e vestir o que quiser.



Meninos x Meninas


Aqui existem escolas para meninos, escolas para meninas e algumas para os dois. Partindo desse ponto, fica mais fácil entender a timidez dos garotos.

Às meninas brasileiras que estão chegando, um aviso: não estranhe se o moço que você gostar na balada só falar com você depois de algumas pints! As mulheres parecem muito mais ousadas, embora nem tanto quanto possa parecer.


Escolhendo o nome dos bebês


Para nós, brasileiros, a  ideia do nome dos futuros filhos normalmente é tida antes mesmo de uma gravidez. “Se um dia eu tiver uma menina ela vai se chamar…” Aqui esse processo pode ser diferente. Algumas famílias chegam a acreditar que dá azar escolher o nome do bebê antes do nascimento.

O mais engraçado é que existem casos em que a criança era chamada de uma forma até as primeiras semanas, mas depois os pais resolveram trocar o nome.


Em 10x sem juros


Esqueça o “bom” e velho parcelamento. Aqui você não vai ver essas plaquinhas espalhadas dizendo em quantas vezes pode pagar o que está levando. Essa opção de compra só é utilizada pelos irlandeses para adquirir coisas realmente mais caras do que aquilo que podem pagar à vista, como carros e casas.

O lado bom é que pelo preço das coisas você provavelmente não vai sentir falta dessa forma de pagamento depois que estiver ganhando em euro. Nesse sentido, a Ilha acaba servindo como escola de educação financeira.

Algumas empresas de energia elétrica e gás oferecem o parcelamento para depósitos, dando a opção de dividir o valor em até seis vezes. Gostou da ideia?

Agora preste atenção em como essa escolha funciona, de fato: a primeira parcela fica agendada para essa quinta-feira, a segunda para a quarta da semana que vem e assim por diante. Nada de longos seis meses para quitar tudo.


Cartões


Nascimento, aniversário, dia dos namorados e todas as datas comemorativas merecem um cartão! Parte importante do presente ou quase mais! Se estiver na Irlanda, esqueça a ideia de que esse item já está ultrapassado e invista sem medo. É uma forma carinhosa de mostrar que você se importa e, acima de tudo, uma maneira educada de demonstrar a sua atenção.


Coar o arroz


Os irlandeses não têm a mesma paixão pelo arroz como os brasileiros. Para eles é possível sobreviver a várias refeições sem sentir falta do nosso querido grão. No entanto, eles também possuem uma maneira muito diferente de prepará-lo.

Atenção à receita:

Coloque arroz em uma panela junto com água. Quando tiver cozido, coe para tirar o excesso de água e sirva. Sim, você entendeu bem: eles praticamente não usam sal e o arroz é coado como quando preparamos macarrão.

Ficou com vontade experimentar? Então experimente e conte para nós!

Não esqueça também de nos contar o que vocês estão descobrindo sobre a cultura durante a aventura na terra dos leprechauns.








Cultura Francesa



Quanto mais você aprender sobre as tradições e cultura francesas, a mais você vai querer aprender. A França tem uma história longa e variada para recorrer, e inúmeras lendas e costumes foram passadas de geração em geração. Além disso, cada região da França é bastante original e ostenta orgulhosamente a sua própria versão da cultura francesa. Aprender sobre estas tradições culturais é uma ricamente recompensadora esforçar-se e diversão pura.

Ela deveria vir como nenhuma surpresa que em um país tão reputado pela sua gastronômica know-how que muitas tradições e costumes da França centro em torno da comida. Se você está planejando uma viagem à França, ou apenas tirar umas férias em seus sonhos você pode participar da experiência incrível e gastronômica que é oferecida pela França para o nosso prazer.




Véspera de Ano Novo na França


Muitas pessoas na França anel no Ano Novo com uma refeição especial. Isso às vezes é preparado em casa para os amigos, mas você também vai encontrar refeições elaboradas e dança (les soir eacute; es dansantes ) em muitos restaurantes


History of French Fries


Este é um French tradição você vai encontrar em todo o mundo. Saiba mais sobre a controvérsia sobre quem inventou o Francês fry, assim um pouco sobre Antoine-Agostinho Parmentier, o homem por trás da batata de aceitação na Europa.


Mardi Gras na França


O período que antecede a Quaresma é celebrada na França, como é em muitos lugares do mundo, com muita folia e fanfarra. Saiba mais sobre algumas das tradições francesas na Guiana, um departamento ultramarino da França na América do Sul.


Francês Yule Log


Este é um costume francês maravilhoso voltar muitos e muitos séculos. O dia moderno assumir o buche de n euml; l é normalmente um bolo doce, e incluído aqui é uma receita simples, juntamente com a história deste personalizado.


Ajuste da tabela Francês


Se você for convidado para um jantar francês formal, é uma boa idéia para saber um pouco sobre o assunto. Embora você vai encontrar a maioria coisas que você provavelmente está acostumado a vê-los, existem algumas diferenças na como os franceses pôr a mesa de outros lugares do mundo. Em francês Alimentação Customs você pode aprender as horas e os nomes dos típico Refeições francesas.


Celebrações franceses


Dia da Bastilha é provavelmente o mais conhecido do singularmente feriados francês, mas certamente não é a única chance de comemorar em France. Na verdade, as celebrações ocorrem durante todo o ano e nunca se está longe fora de uma desculpa para se abrirem uma garrafa de champanhe


Costumes e Tradições na França


A França é conhecida por sua cultura. Há muitas gemas e jóias espalhadas na literatura francesa que têm encontrado o seu lugar, mesmo na literatura mundial. 

A Supremacia francesa em todos os ramos da arte é a razão por que a cultura da França é tão altamente reverenciado em toda a Europa e do mundo. A cozinha da França é um verdadeiro deleite para os sentidos olfativos. 

França guia de viagens oferece-lhe todas as informações necessárias para ajudar a tirar o máximo partido das suas férias. Mas antes de você subir a bordo de um avião de passageiros, há certas coisas essenciais que você precisa saber. 

Os franceses atribuem muito valor aos seus costumes e tradições. Etiqueta na França é bastante elaborado e formal. É costume de cumprimentar qualquer pessoa com um caloroso aperto de mão. O francês estender essa cortesia para até mesmo os seus colegas. É bastante uma prática comum para apertar as mãos, deixando o cargo. Tanto homens como mulheres se abraçam como um sinal de... boa conhecido. 

A etiqueta de jantar precisa demais para ser seguidas corretamente para evitar qualquer constrangimento em público. Os franceses, enquanto jantam, mantem os braços sobre a mesa. Um ponto essencial, você deve sempre cumprimentar um estranho com Monsieur (para o sexo masculino) e Madame (para o sexo frágil). Siga estes costumes e tradições da França para parar de levantar as sobrancelhas.

Por mais curioso que possa parecer; os franceses literalmente decapitam garrafas de champanhe em casamentos. Um sabre especialmente feito é usado para decapitar o engarrafar. Esta tradição é dito ter gerado durante os tempos de Napoleão quando as garrafas de champagne foram decapitados para comemorar a vitória. 

A temporada de férias, que começa com Natal, vê velhos costumes e tradições em França a ser seguidas com um renovado vigor. Familiares e amigos se juntar no Jantar de Natal atrasado depois a Missa de Natal santo. Peru assado é o item mais comum no menu. Como o costume tem, Sinos de igreja não tocar na quinta-feira antes da Sexta-feira Santa. Os sinos tocam de novo no domingo de Páscoa.

Costumes e tradições na França é indissociável 14 de julho, o dia em que Bastille Fort foi invadida pela Proletariados franceses. Para comemorar o fim do muito odiada Francês Monarquia, desfiles e dançando nas ruas são organizadas.


Cultura da França


França conota significados diferentes para pessoas diferentes. Enquanto alguns associado França, com romantismo e beleza estética; outros link artes e da cultura, com o país. 

França, de fato, é uma cidadela da cultura ocidental. Revolução Francesa ensinou ao mundo os conceitos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Os escritos de notar escritores franceses como Charles Baudelaire e filósofos como Voltaire e outros deixaram marcas indeléveis sobre o pensamento de não apenas seus contemporâneos mas para as pessoas da nova era assim. 

Graças ao gênio dos escritores franceses, mundo literatura foi enriquecida com os escritos imortais como O Conde de Monte Cristo , Don Quixote , Vinte Mil Léguas Submarinas e muitos mais. Artes e ofícios da França foi ainda mais enriquecida pela contribuição de cineastas famosos como Jean Luc Godard, Alan Resnais. Leia em França guia de viagem para obter uma visão em poucas palavras da cultura da França.

A arquitetura francesa é, na verdade, um desdobramento da arquitetura gótica. O estilo arquitetônico evoluiu de forma dinâmica, com o estilo barroco anterior sendo substituído pelo estilo gótico. Mesmo estilo gótico de arquitetura mais tarde foi extinto e o estilo avant-garde tomou o seu lugar. Notável exemplos da arquitetura da França são Torre Eifel, o Louvre, Notre Dame de Chartres e muitos mais. Estes exemplos arquitectónicos importantes contribuíram na formação de uma cultura vibrante da França.

Culinária da França é tão variada quanto o país si. Diferentes regiões se especializam em diferentes cozinhas. Apesar de ingredientes diferem, com noroeste da França usa mais de manteiga, creme de leite e maçãs e sudoeste da França faz mais uso de gordura de porco, gordura de pato, cogumelos e moela; o gosto também difere consideravelmente.

Embora não aja nenhuma religião oficial do Estado na França, o Cristianismo é mais praticada. Música e dança da França chama igualmente a atenção de outras pessoas. Todos esses fatores têm enriquecido a cultura de France.


França Festivais e Eventos


A França sempre foi o centro de atração da Europa, seja arte e arquitetura, ou alimentos e moda. O país está sempre movimentada com uma atividade quente, festival ou evento após o outro. É uma tarefa difícil para limitar as inúmeras atividades para baixo para uma página. 

Alguns dos festivais e eventos na França, com o tempo tornam-se uma parte da cultura da França. Se você é um turista de lazer ansioso para um grande momento no país, é aconselhável anotar previamente os festivais e eventos França, que faz parte da França guia de viagem. Aqui está um breve resumo para alguns dos festivais e eventos notáveis ​​França.





21.4.16

Intercâmbio de Museus



Está na Dinamarca, desde o início da semana passada, a segunda selecionada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) para intercâmbio profissional em museus daquele país realizado em parceria com a Agência Dinamarquesa de Cultura.

A museóloga Janine Ojeda, vinculada ao Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), participa de intercâmbio no Museu Nacional da Dinamarca até esta sexta-feira (15).

Durante os primeiros dias de intercâmbio, Ojeda teve a oportunidade de conhecer as instalações, departamentos e corpo técnico do Museu Nacional da Dinamarca, considerado o principal museu daquele país pela grande representatividade de suas coleções - em especial a coleção etnográfica - espalhadas pelas mais de cem salas do antigo Palácio Real.



O museu é responsável desde janeiro pela gestão de dezesseis instituições federais distribuídas entre palácios, casas e sítios históricos de grande representatividade, tais como o Palácio Christiansborg (onde funciona o Parlamento da Dinamarca), a Casa Vitoriana, o Museu da Resistência (II Guerra Mundial), o Castelo Kronborg (onde supostamente morou Hamlet, segundo a obra de Shakespeare), o Palácio Rosenborg e outros.

Bastidores dos Museus - Além de conhecer a infraestrutura, acervo e equipe da instituição, a intercambista selecionada fez na última sexta-feira (8) apresentação sobre o projeto Os Bastidores dos Museus: A Produção de Conhecimento e o Planejamento de Exposições, com referências à cidade de Ouro Preto, ao funcionamento do Museu da Inconfidência e ao Instituto Brasileiro de Museus.

Entre outros temas, foi apresentada a dinâmica da Semana de Museus, promovida anualmente no Brasil em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), que despertou interesse dos profissionais do Museu Nacional da Dinamarca no desenvolvimento de ação semelhante.

“As primeiras impressões podem ser traduzidas como um aprendizado único que proporcionou a assimilação das experiências do cotidiano do corpo técnico do principal museu da Dinamarca, além de possibilitar a vivência quanto aos resultados da dedicação e do profissionalismo dos técnicos junto à comunidade local”, resume a museóloga Janine Ojeda.

“O intercâmbio gera uma grande reflexão para futuros projetos na área de realização de exposições e programas no Brasil, certamente um pontapé inicial também para uma maior divulgação das ações dos museus brasileiros e das experiências que podem ser conhecidas por outros países do mundo”, completa.

Intercâmbios programados - No início de março, a conservadora e restauradora Marcia Escorteganha já havia realizado em Copenhague, capital dinamarquesa, temporada de trabalho de duas semanas no Royal Danish Collection, uma das principais instituições museais da Dinamarca.

Outros dois selecionados têm intercâmbios programados para as próximas semanas em museus dinamarqueses: Filipe Cesar Campos de Faria Morais (Brandts – Museu de Arte Fotográfica e Visual, de 18 a 29 de abril); e Renata Carleial, que fará intercâmbio no Museu de Louisiana e no Museu Nacional a Céu Aberto de História e Cultura Urbana, na cidade de Aarhus, em maio.



14.4.16

Os Museus mais Bizarros do Mundo!!


por Hype Sciense 

Você acha que o museu da sua cidade, aquele que possui uma única múmia e mais alguns manequins imitando índios, meio sombrio? Espere até conhecer os 10 museus mais assustadores do mundo! Depois decida se algum mereceria a sua visita:


HOUSE ON THE ROCK




Foi inaugurado em 1959, em Wisconsin, para abrigar uma coleção de basicamente qualquer coisa. A casa contém exposições fascinantes como uma recriação de uma cidade americana do início do século XX e um modelo que mede 200 pés de um monstro do mar. Se isso não lhe soa muito assustador, imagine que toda a coleção é deixada as traças na obscuridade, em quartos empoeirados. 

Também imagine essa sala com um cheiro de podridão, onde você pode apenas distinguir manequins cariados espalhados tocando velhos instrumentos musicais – algo que soa como uma sinfonia escrita no inferno.



 GLORE PSYCHIATRIC MUSEUM




Se você tem um gosto pelo chocante, vai gostar de conhecer um museu dedicado à história de coisas tão deliciosas como o tratamento de eletrochoque e a lobotomia. E se, por um acaso, achar que as peças deste museu são demais para você, pode relaxar assistindo a exibição “coisas terríveis que as pessoas engoliram”. Não se esqueça de verificar a área de tratamentos antigos onde você confere os instrumentos para fazer sagrar e observar o passo a passo de uma operação psicocirúrgica.



 NEW HAVEN VENTRILOQUIST MUSEUM




Em New Haven, Connecticut, há um museu que contém várias fileiras de bonecos de ventríloquos velhos. Quando você visita o museu, tem que ficar no palco, já que não há nenhum outro espaço livre. A maioria das pessoas não sofrem de autonomatonofobia (medo de figuras humanóides artificiais), mas mesmo os mais seguros ficariam atordoados com essa exibição horrível. Basta pensar “Chuckie” mil vezes.


 CATACOMBS OF PALERMO




As Catacumbas de Palermo não pretendiam, mas se tornaram um museu – e um museu da morte. Desde o século XVI corpos foram colocados nas entranhas do convento – tanto de monges como de membros locais da comunidade. Os corpos estão alinhados ao longo das paredes com as roupas em que foram enterrados. O ar fresco e o ambiente seco fazem com que alguns organismos fiquem bem preservados – tão bem preservados que alguns parecem estar apenas dormindo. Mas a maioria tem a aparência de cadáveres hediondos prontos para acordar a qualquer momento e atacar os visitantes.



 LONDON DUNGEON



Se for visitar esse museu, leve seu medicamento para coração junto. A probabilidade de levar sustos é muito grande – atores vestidos de formas horrendas podem pular em você há qualquer momento. O museu também contém uma grande seleção de dispositivos macabros de tortura da idade média. Esteja preparado para enfrentar filas – o London Dungeon é uma atração popular.

Se você se interessa por crimes e cenas de horror, este é o lugar para o qual você deve ir. Cesare Lombroso fundou a escola italiana de criminologia; o museu é preenchido com objetos de seu trabalho. Combinado com as peças de sua coleção há imagens macabras de crimes, de armas usadas pelos homens na hora do abate, e mesmo a própria cabeça de Lombroso perfeitamente conservada em um frasco de formol. Quer passar o dia olhando para crânios, restos humanos, e outros objetos de horror? Já encontrou o museu certo.


 MADAME TUSSAUDS





Este é provavelmente o museu mais famoso da lista. Madame Tussauds, em Londres, é mais conhecido por sua enorme coleção de figuras de cera – a maioria de pessoas famosas. O início de sua coleção, entretanto, nasceu de uma forma estranha. Madame Tussaud, durante a Revolução Francesa, ia até a guilhotina depois que as pessoas tinham sido executadas e fazia impressões de cera de suas cabeças decepadas. A mais famosa é, provavelmente, do último rei da França. Todas estão em exposição no museu na câmara de horrores. Depois que você vir uma reprodução em tamanho natural de uma das vítimas de “Jack, o Estripador”, nunca mais será o mesmo. Cuidado, a câmara de horrores agora emprega atores para saltar e aterrorizar os visitantes. Melhor levar uma troca de roupa.



MUSEUM OF ANATOMY





Este museu de Paris é tão horrível que você só pode visitá-lo mediante agendamento. Honoré Fragonard foi professor de anatomia – pelo menos era, até ser despedido por apresentar sintomas de insanidade. Vinte anos depois, ele começou a recolher corpos para o que se tornaria seu museu de anatomia. O local abriga uma coleção gigantesca de cadáveres que ele, pessoalmente, retirou a pele e embalsamou com uma receita secreta, a qual é um mistério até hoje. A coleção contém corpos preservados de animais, crianças e criminosos executados, bem como uma coleção de crânios vindos de pessoas de asilos.


 MUTTER MUSEUM





Este museu é conhecido por sua grande coleção de crânios e peças anatômicas, que inclui as mais diversas bizarrices. Um modelo de cera de uma mulher com um chifre que cresceu em sua testa, o mais alto esqueleto em exibição na América do Norte (que continha mais de 40 quilos de cocô) e o corpo petrificado da misteriosa Soap Lady cujo cadáver inteiro foi transformado em sabão depois que ela morreu. O museu abriga também um tumor maligno removido do presidente Grover Cleveland, o fígado unido dos gêmeos siameses famosos Chang e Eng Bunker, e um tumor removido do assassino do presidente Abraham Lincoln, John Wilkes Booth. Garanto que vai ficar na sua cabeça por um tempo.


 THE PURGATORY MUSEUM



De acordo com a doutrina católica, a pessoa que morre com pecados leves vai para o purgatório, para ser purificado pelo fogo antes de ir para o céu. Na Igreja do Sagrado Coração, em Roma, há um pequeno museu escondido atrás de um altar. Este lugar realmente assustador tem exibições que documentam casos de almas que voltaram do purgatório para assombrar os vivos. Um dos itens em exibição é uma tabela com marcas de queimaduras e linhas esculpidas por mãos de outro mundo, bem como impressões digitais queimadas em roupas e roupas de cama. Talvez o item mais assustador seja um livro com a marca de uma mão humana queimada profundamente nas páginas – a mão de um monge morto há muito tempo sofrendo no fogo por algum pecado desconhecido.








4.4.16

Museu do Hamburguer




Fanático pelo sanduíche transformou a sala de casa em um museu de honra para um dos maiores clássicos do fast food

Algumas coleções revelam muito sobre os gostos e a personalidade dos colecionadores. De tampinhas de garrafa a carrinhos em miniatura, a fixação por certo tipo de objeto não tem limites. Um dos casos mais curiosos é o do alemão que vive nos EUA, Harry Sperl, 57, que coleciona hambúrgueres.


Conhecido mundialmente como “Harry Hamburguer”, o fanático pelo clássico do fast food já reuniu mais de mil itens relacionados ao hambúrguer e transformou a sala de casa em Daytona Beach, Flórida, em um pequeno museu de honra do prato tão amado. Durante 23 anos, o cara reuniu tudo o que encontrou com o formato do sanduíche, como bonecos, almofadas etc.

Ter um punhado de objetos em formato de hambúrguer não era o suficiente para Harry. Para tornar sua coleção ainda mais íntegra, ele personalizou sua cama - um enorme sanduíche em um pão com gergelim- além de criar uma moto em formato de hambúrguer com rodas de cebola e tomate que ele batizou de Hamburger Harley. 

Por conta de seu vício em hambúrguer, Harry teve sérios problemas de colesterol e teve que maneirar no consumo. Ao que parece, comprar todos estes objetos foi uma forma de compensar a falta que o lanche fazia. Hoje, dono da curiosa coleção, Harry pretende dar um passo ainda maior: construir um prédio em formato de hambúrguer para abrigar sua coleção e agregar um novo espaço do museu.