Museu da História da Medicina - Porto Alegre





Foi um longo, intenso e árduo movimento de classe que permitiu, no dia 20 de maio de 1931, a criação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), em Porto Alegre. Esta entidade de classe, que hoje congrega mais de 13 mil profissionais em todo o Estado, surgiu como uma reação a um conceito vigente nas primeiras décadas do século XX que se chamava "liberdade profissional", uma concessão da lei da época que permitia a prática da Medicina por pessoas que não tinham estudo acadêmico e nem mesmo uma formação técnica adequada.


O combate à "liberdade profissional", pressionou os poderes públicos e os médicos conseguiram, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, a aprovação da lei da regulamentação do exercício da Medicina (Decreto 20.931 de 11 de janeiro de 1932).  A edição desta lei foi a primeira grande vitória sobre o exercício ilegal da Medicina.

Nestas mais de oito décadas de trabalho e dedicação à causa médica, o Simers empreendeu inúmeras outras lutas e passou a receber da sociedade gaúcha e brasileira respeito e admiração. Hoje, mais que um Sindicato, o Simers é modelo de instituição moderna, sincronizada com seu tempo, voltada não apenas para os interesses classistas, mas para as causas sociais da atualidade, propondo políticas públicas que permitam a valorização profissional e, ao mesmo tempo, a saúde da população gaúcha e brasileira.

É nesse contexto que o Simers instituiu oficialmente, em 2006, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, que a partir de 18 de outubro de 2007, passou a funcionar no prédio histórico do Hospital Beneficência Portuguesa (av. Independência, 270), em Porto Alegre.


Exposição organizada pelo MUHM


No dia 26 de fevereiro de 2016 a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Porto Alegre completa 162 anos de uma trajetória dedicada à saúde da população. Para homenagear essa iniciativa que teve início no longínquo ano de 1854, o MUHM, instalado nas dependências dessa importante instituição de saúde, presta homenagem a partir da exposição de peças museológicas, documentos e livros que contam um pouco dessa história. 

O visitante irá encontrar desde documentos que narram a fundação, até objetos que pertenceram a maternidade do Hospital Beneficência Portuguesa, como o livro de registros onde está assinalado o nascimento de Elis Regina, uma das vozes mais importantes do nosso universo artístico. O visitante poderá visitar gratuitamente a “Exposição Beneficência Portuguesa – 162 anos” do dia 22 a 28 de fevereiro, das 10h às 18h. 





Endereço: Av. Independência, 270 
Independência
Porto Alegre RS
cep 90035-070
Telefone:(51) 3029-2900