Castelo de Santo Ângelo - Roma


Existem poucos lugares no mundo onde você pode ter o privilégio de entrar em uma construção de 2.000 anos que evoluiu com o tempo e representa um pouco da história da cidade onde está inserido. O  Castelo de Santo Ângelo é um desses lugares especiais (e ainda por cima tem uma vista incrível de Roma!).


Foi construído com a finalidade de mausoléu do imperador Adriano em uma área periférica de Roma e essa foi a sua função até 403 d.C. A partir daí ganharia função de proteção militar, residência de nobres e inclusive de Papas. Aliás, você sabia que o papa Orsini – Nicolò III – mandou construir o Passeto di Borgo, um “caminho secreto” que liga o Castelo de Santo Ângelo até o Vaticano?

Durante a minha última viagem a Roma, entre os dias 13 e 16 de fevereiro, que por sinal foi oferecida pela Hostelbookers, eu estava especialmente curiosa para visitar o Castelo de Santo Ângelo. Um pouco porque tinha acabado de assistir o filme Anjos e Demônios, inspirado na obra de Dan Brown, que mostrava algumas passagens e cenas entre o Castelo de Santo Ângelo e o Vaticano. E também porque era o período de mudança de Papa: Bento XVI tinha acabado de divulgar sua carta informando sobre o seu afastamento das mansões de Papa.



 O Castelo de Santo Ângelo e a Igreja Católica


Diz a lenda que o nome do Castelo de Santo Ângelo seria uma referência ao arcanjo São Miguel e teria como protagonista a Roma do VII século e  Gregório I, que foi Papa entre 590 e 604. Naquela época a cidade vivia um período de anarquia e carestia, onde poucos cidadãos comandavam aquela que tinha sido a capital do mundo; e para complicar ainda mais a situação a população estava sendo dizimada pela peste. Para invocar a misericórdia divina, o papa Gregório organiza uma procissão de três dias com toda a população da cidade. Após passar por mortos e doentes, na altura do mausoléu de Adriano, os romanos notam no céu violeta a figura luminosa de um anjo com uma espada nas mãos. É dia 29 de agosto de 590. A partir daquela noite a peste desaparece e o mausoléu de Adriano ganha o nome de Castelo do Anjo.

Lá do alto do Castelo de Santo Ângelo de um lado, dá para ver o sol se pôr atrás do Vaticano, do outro está o rio Tibre (em italiano, Tevere) e lá no fundo outras grandes atrações e construções imponentes em Roma.

Existem diversas alas e seções que você poderá visitar ao interno do Castelo de Santo Ângelo: de afrescos a móveis de época (que mesmo que não sejam originais, servem para dar uma idéia do estilo de antigas alas como o Apartamento Particular de Paolo III) até prisões históricas.



Se você viaja com bebê, vale a pena saber que você não poderá fazer a visita com carrinho e a visita inclui muitos degraus e subida, por isso espero que você tenha um bom preparo físico!


Informações Práticas para visitar o Castelo de Santo Ângelo


End: Lungotevere Castello, 50 – 00193 ROMA

Informações e reservas tel. +39 06 32810
(de seg. à sex. das 09 às 18; sáb. das 09 às 13)
http://www.gebart.it

Bilheteria tel. +39 06 6896003
PABX tel. +39 06 6819111

Horários –
Terça à domingo – 09:00 às 19:30
Fecha às segundas 25712 e 01/01
A bilheteria fecha às 18:30

Reservas
Obrigatória para grupos com mais de 20 pessoas.
Opcional para individuos e escolas
Valor de reserva –  € 1,00
On line: http://www.ticketeria.it/