Museu de Artes e Ofícios - Belo Horizonte



O Museu de Artes e Ofícios – MAO é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios no Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com seu tempo. 

Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré- industrial brasileiro.



Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez, o Museu revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas.

Aberto ao público desde janeiro de 2006, o MAO está instalado na Estação Ferroviária Central de Belo Horizonte, ao lado da parada do Metrô, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É, assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo do trabalhador.

Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos, de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. Sua implantação motivou requalificação da Praça da Estação, marco inaugural da cidade.


MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS COMPLETA 10 ANOS
RECEBENDO MAIS DE 1,4 MILHÃO VISITANTES


O Museu de Artes e Ofícios (MAO) comemora seus 10 anos de fundação com boas notícias e números expressivos. Mais de 1,4 milhão de pessoas visitaram o espaço neste período. Nesses 10 anos, além do acervo permanente de mais 2.500 peças que contam a história do trabalho no Brasil nos séculos XVIII e XIX, o museu recebe exposições temporárias, realiza os projetos Ofício da Música – com shows musicais de artistas locais e nacionais; Ofício da Palavra – debates com os mais importantes nomes da literatura nacional e internacional; Ampliando Horizontes – debates com intelectuais e personalidades de diversas áreas do conhecimento; Valor Social, que oferece curso de conservação a jovens em vulnerabilidade social, tendo formado mais de 200 pessoas; e Aula de Museu – que leva a escolas da rede pública e privada de Belo Horizonte um pouco do que o MAO oferece em seu rico acervo. “No Museu de Artes e Ofícios é possível, por meio de mais de 2 mil peças conhecer a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas. Implantamos um museu aberto ao grande público, numa grande praça no Centro de Belo Horizonte, com um acervo que emociona e coloca as pessoas para pensar, destaca Angela Gutierrez, presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, gestor do MAO.



Museu para todos


Outra importante conquista do MAO nestes 10 anos é poder proporcionar acessibilidade a todos os públicos. O museu está preparado para receber de forma inclusiva o deficiente físico. O projeto original traz todos os recursos que permitem a acessibilidade total para cadeirantes, com rampas e elevadores. O setor educativo conta com dois projetos inovadores na área cultural: desde 2009 possui equipe capacitada para receber o público cego, com ações específicas, como catálogo e identificação das peças em braile; maquete do edifício, exclusiva para o uso dos cegos, para que tenham a noção da dimensão do prédio e suas peculiaridades; e pensando ainda no reconhecimento pelo toque, há peças originais do acervo para que sejam tocadas. Outra ação que torna o museu completamente capaz de atender com eficiência a todos é a receptividade em Libras ao público surdo. Colaboradores do museu de diferentes setores que atuam diretamente com o atendimento e recepção do público recebeu o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

E para atender a brasileiros e estrangeiros uma visita individualizada com mais conteúdo, o MAO oferece aparelhos de audioguias, em quatro idiomas – português, inglês, francês e espanhol – que visam apresentar os conteúdos do Museu, de forma interativa. Trata-se de um multimídia individual que, por meio de áudios, vídeos e fotos, mostram o acervo, e que, em alguns momentos, é apresentado pela própria Angela Gutierrez.



Museu de Artes e Ofícios

Pça. Rui Barbosa 600
(Praça da Estação)
Centro 30160-000
Belo Horizonte MG

info@mao.org.br
55 [31] 3248 8600