28.1.16

Edital para Intercâmbio com a França



O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), em parceria com a Escola do Louvre, lançou nesta segunda-feira (18) mais uma edição de Edital de Seleção destinado à concessão de bolsas de intercâmbio acadêmico na França para estudantes brasileiros do campo da Museologia e áreas relacionadas.

O Intercâmbio Acadêmico Ibram-Escola do Louvre, para o qual serão oferecidas três bolsas, vai acontecer durante o período de 29 de agosto a 26 de novembro deste ano em Paris, abarcando duas semanas de formação no Seminário Internacional de Verão de Museologia (SIEM) e até dois meses de estágio em museus franceses.

Serão selecionados três estudantes brasileiros, de cursos de mestrado ou doutorado, nas áreas de Museologia, História da Arte, Arqueologia, Antropologia e Etnologia, além de demais áreas de Humanidades, Ciências Sociais e cursos multidisciplinares com projetos vinculados à área museal. Uma das vagas será destinada a concorrência entre servidores do Ibram e as demais ao público em geral.

Os candidatos selecionados receberão auxílio para o período máximo de até noventa dias de estadia na França, que incluirá mensalidades para os três meses de intercâmbio, auxílio instalação, seguro saúde e auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e de volta em classe econômica para o trecho Brasil-França-Brasil.

Os valores das bolsas terão como base a Portaria nº 174 da CAPES, de 6 de dezembro de 2012, na modalidade Capacitação. A vaga destinada a servidor do Ibram seguirá a legislação federal relativa a afastamentos do país, podendo o servidor selecionado optar pelo afastamento do país com ônus limitado ou sem ônus.

O Ibram receberá inscrições via correio, que devem incluir toda a documentação exigida, no período de 25 de janeiro a 21 de março deste ano. Para mais informações, consulte a íntegra do edital ou envie e-mail para asint.selecao@museus.gov.br.


Seminário

Como parte do acordo com a Escola do Louvre, a Coordenadora Geral de Sistemas de Informação Museais do Ibram, Rose Miranda, ministrou, ao longo desta semana, o seminário A centralidade de informação para as políticas públicas de museus: a experiência brasileira. A atividade está inserida no curso de inverno oferecido pela Escola.

O seminário abordou os impactos dos projetos de informação aos mecanismos de monitoramento e de avaliação da Política Nacional de Museus (PNM). Rose Miranda apresentou um breve histórico da política, seus principais mecanismos normativos e sua configuração geopolítica. Também falou sobre os programas iMuseus e o Acervo em Rede e sobre os projetos Cadastro Nacional de Museus, Registro de Museus, de estudos de público e exposições brasileiras.