Museu do Óculos - SP




Museu dos Óculos Gioconda Giannini é um museu particular localizado na cidade de São Paulo. Foi fundado em 1996 pelo esteta óptico Miguel Giannini e encontra-se sediado em um casarão da década de 1920, no bairro do Bixiga.

O museu conserva uma coleção de aproximadamente 700 exemplares de óculos, originários do Brasil e de outro países, produzidos entre os séculos XVII e XX, além de réplicas de peças mais antigas. É apontado como único museu em seu gênero no continente americano.

O museu foi concebido pelo esteta óptico Miguel Giannini e fundado em março de 1996, tomando por base sua coleção particular com algumas dezenas de peças. A partir da inauguração do museu, a coleção aumentou expressivamente, por meio de aquisições em leilões, antiquários e doações.

O museu ocupa o piso superior de um casarão datado de 1918, na rua dos Ingleses, no Bixiga, onde divide o espaço com uma das lojas de Giannini. O nome Gioconda Giannini é homenagem à mãe de Miguel.


Acervo

O museu possui aproximadamente 700 exemplares de óculos, dos quais 300 são apresentados em exposições de longa duração. Dispostos em ordem cronológica, oferecem um panorama relativamente abrangente da história desse objeto.

Destaca-se uma coleção chinesa do século XVII, guardada em estojos de escamas de peixes, feitas a partir de modelagem do século V a.C.. Conserva também réplicas dos primeiros modelos descobertos na Alemanha no século XIII e de um modelo italiano de 1270.

Menciona-se uma coleção de Christian Dior e um modelo original do estilista André Courrèges, de grande sucesso na década de 60, além de conjuntos de peças usadas por personalidades de destaque no Brasil, como Jô Soares, Rita Lee e Elis Regina.

Ha, por fim, peças curiosas, como um óculos-leque de tartaruga projetado exclusivamente para exibição, além de objetos e máquinas antigas utilizadas por oftalmologistas, atestando a evolução desse ramo da medicina.






250x250 GENERICA.jpg