Museu Nacional do Manga Larga Marchador - Cruzília



O museu possui uma equipe qualificada de profissionais do ICFG que trabalhou na coleta do acervo. 

A ABCCMM enviou uma carta aos associados solicitando a todos que disponibilizem objetos, fotos, filmagens, mobiliário do século XIX, arreios, documentos sobre a raça, faixas, troféus, dentre outros artigos, para composição do museu. 

Com objetivo de fazer um multimídia com o material, os acervos de cunho pessoal como fotos e filmagens foram duplicados e entregues aos seus proprietários. Na fase de garimpagem de peças para a composição do Museu quase sete mil quilômetros foram percorridos em seis viagens cobrindo quatro circuitos. 


Cerca de 800 fotos foram tiradas, todas com um descritivo informando sobre o ano ou século, a quem pertenceu, tipo de material, medidas, estado de conservação, dentre outros. As quatro primeiras viagens incluíram roteiros por cidades do Sul de Minas e ainda criatórios das cidades adjacentes a São João Del Rei, Passa Tempo e Entre Rios de Minas. 

A quinta privilegiou propriedades do interior do Rio de Janeiro e próximas a Juiz de Fora e, a última, o interior de São Paulo. Diversos utensílios de montaria foram obtidos através de doação como peitorais, ferraduras e freios antigos, cabeçadas, ferros de marcar de propriedades que ajudaram na formação da raça, talas, arreios, além de fotos de família e de cavalos que fizeram história no Marchador. Também foram doados materiais utilizados em caçadas como buzinas para chamar cachorros, espingardas e polvorins (porta-pólvora em chifre de animal). 


Para levantamento do acervo, o criador Rubens Junqueira, que trabalhou na garimpagem das peças, passou por cidades como Cruzília, Carmo da Cachoeira, Varginha, Três Pontas, Cambuquira, Conceição do Rio Verde, Caxambu, São Tomé das Letras, Baependi, Minduri, Piracema, Passa Tempo, Santo Antônio do Amparo, Oliveira, São João Del Rei, Santana do Deserto, Simão Pereira, Vassouras, Levy Gasparian, Barra do Piraí, São José do Rio Pardo, Mococa, Orlândia, São Joaquim da Barra, Colina, Batatais, Lins, dentre outras. Sexta, Sábado e Domingo 11 às 17 horas


Coronel Cornélio Maciel, 
Centro - Cruzília  
Minas Gerais 

Telefone 35 3346.2488 

Email ccc.nucleo@gmail.com jogo texto