Centro de Arte Popular Cemig





Cemig é o espaço ideal para uma verdadeira imersão na nossa cultura de raiz. Localizado na Rua Gonçalves Dias, número mil seiscentos e oito, próximo à Praça da Liberdade, sua edificação principal data da década de mil novecentos e vinte, e segue as características do ecletismo. Inicialmente construído para uso residencial, foi também sede do antigo Hospital São Tarcísio. Posteriormente, o prédio foi reprojetado pelos arquitetos Acácio Gil Borsoi e Janete Costa para instalar o Centro de Arte Popular – Cemig.

Espaço privilegiado de divulgação e apreciação da arte popular de todo o Estado de Minas Gerais, o acervo do museu, que integra ao Circuito Cultural da Praça da Liberdade e está sob a gestão da Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, conduz o visitante ao imaginário de diferentes artistas. Por meio de suas obras, somos conectados às origens, histórias e crenças de um povo que traz nas mãos as referências próprias da cultura mineira.

Em todos os andares, o Centro de Arte Popular – Cemig abriga salas que retratam a arte popular mineira. O visitante pode conferir um acervo composto por esculturas em madeira e cerâmica, entre outros materiais.

Um dos grandes destaques do museu é a Sala Grandes Mestres. Neste único espaço, estão reunidos grandes nomes da arte popular de Minas Gerais, como GTO, Artur Pereira, Zefa, Zezinha, Placedina, Ulisses Pereira, Isabel Mendes e Noemiza.






Serviço:

Horários de Funcionamento: 
Às terças, quartas e sextas-feiras, de 10h às 19h. 
Às quintas-feiras de 12h às 21h 
Aos sábados e domingos, de 12h às 19h.

Mais informações: (31) 3222 3231

Preço: Acesso gratuito