Museu Nacional de Jacarta




A fundação Museu Nacional começa com o estabelecimento do Real Batava Sociedade de Artes e Ciências, estabelecida pelo Governo dos Países Baixos em 24 de abril de 1778. 

Naquela época, na Europa central ocorreu revolução intelectual (da Era da Iluminismo) é onde as pessoas começam a desenvolver idéias do conhecemos hoje como ciência. 

Em 1752, em Haarlem, Holanda ficou De Hollandsche Maatschappij der Wetenschappen (Sociedade Científica dos Países Baixos). Isto levou os holandeses em Batavia (Indonésia) a criação de uma organização similar.

Real Batava Sociedade de Artes e Ciências (BG) é uma instituição independente criada com o objectivo de fazer avançar  pesquisas nas artes e nas ciências, especialmente nas áreas de biologia, física, arqueologia, literatura, etnologia e história. Esta instituição tem o lema "Ten Nutte van het Algemeen" (Para o Interesse Público).

Um dos fundadores desta instituição, ou seja, JCM Radermacher, doou sua casa, em Jalan Kalibesar, um distrito comercial em Jacarta, Kota. Doou um número de objetos de representação cultural  e coleções de livros, doações Radermacher que é o precursor para a criação de museus e bibliotecas.


Durante o período de domínio britânico em Java (1811-1816), vice-governador Sir Thomas Stamford Raffles foi diretor da associação e comandou a construção de um novo edifício com espaço destinado também a Sociedade Literária, antigo Societeit de Harmonie. 

O edifício está localizado na Majapahit Rua número 3 e hoje, neste momento está instalado o complexo de edifícios de secretariado, perto do palácio presidencial.


 Em 1862, o governo Índias Orientais Holandesas decidiu construir um novo edifício do museu, ou seja, Jalan Medan Merdeka Barat No. 12 (Dutu chamado Koningsplein Oeste). O complexo abrange uma área que mais tarde foi construído o edifício Rechst Hogeschool ou "School of Law" (uma vez utilizado para markas Kenpetai durante a ocupação japonesa, e agora o Departamento de Defesa e Segurança). O novo edifício do museu foi aberto ao público em 1868.


O museu é muito bem conhecido entre o povo da Indonésia, especialmente os moradores de Jacarta. Eles chamam isso de "House of the Elephant" ou "Elephant Museum" para a primeira página do museu há uma estátua de um presente bronze elefante do rei Chulalongkorn (Rama V) da Tailândia que estiveram ao museu em 1871. Às vezes referido como "Gedung Arca" porque em o edifício é um monte de armazenados vários tipos e formas de estátuas de diferentes períodos.

Em 1923, esta associação ganhou o título de "Real" por seus serviços no domínio da pesquisa científica e do governo para que o projeto completo para o Real Real Batava Sociedade de Artes e Ciências. Em 26 de janeiro de 1950, o Real Real Batava Sociedade de Artes e Ciências foi rebatizado o Instituto Cultural da Indonésia. Esta mudança é ajustado para as condições em que o tempo, se refletem no seu novo slogan: "avançar nas ciências da cultura que é útil para melhorar o conhecimento do arquipélago da Indonésia e os países vizinhos".

Dada a importância deste museu para o povo da Indonésia, em 17 de setembro de 1962 Instituto Cultural da Indonésia entregou a gestão do museu para o governo indonésio, que mais tarde se tornou o Museu Central. Finalmente, com base no Decreto do Ministro da Educação e Cultura, No.092 / 0/1979 de 28 de maio, 1979, o Center Museum atualizado para o Museu Nacional.

Agora, o Museu Nacional, sob os auspícios do Ministério da Educação e Cultura e tem a  "Realização do Museu Nacional como um centro de cultura e turismo informações são capazes de educar a nação, aumentando a civilização e orgulho na cultura nacional, bem como fortalecer a unidade e amizade entre as nações".