Museu Nacional de Arte Antiga - Lisboa




Criado em 1884, habitando, há quase 130 anos, o Palácio Alvor e cumprindo mais de um século da atual designação, o MNAA-Museu Nacional de Arte Antiga alberga a mais relevante coleção pública portuguesa, entre pintura, escultura, ourivesaria e artes decorativas, europeias, de África e do Oriente.

Composto por mais de 40 000 itens, o acervo do MNAA compreende o maior número de obras classificadas pelo Estado como “tesouros nacionais”. Engloba também, nos diversos domínios, obras de referência do património artístico mundial.


Herança da História (com realce para as incorporações dos bens eclesiásticos e dos provenientes dos palácios reais), a coleção do Museu Nacional de Arte Antiga foi sendo engrandecida por generosas doações e importantes compras, ilustrando, em patamar de objetiva excelência, o que de melhor se produziu ou acumulou em Portugal, nos domínios acima enunciados, entre a Idade Média e os alvores da Contemporaneidade.

Parceiro incontornável na atividade museológica internacional, ao MNAA pertence, historicamente, a dignidade de museu nacional normal: o que define a norma, as boas práticas, em acordo, uma vez mais, com os padrões internacionais, seja em matéria de conservação e de museografia, seja no âmbito do seu serviço de educação, pioneiro no País.

Projeto especificamente concebido para o MNAA, Colección Masaveu. Grandes Mestres da Pintura Espanhola Greco, Zurbarán, Goya, Sorolla traz a Portugal uma seleção do extraordinário espólio reunido no decurso de três gerações por uma família referencial do tecido económico do país vizinho, distinta também pela sua relevante ação cultural.


O conjunto das 60 obras aqui expostas identifica aspetos fundamentais da história da pintura espanhola, do século XV ao século XX, por intermédio dos seus protagonistas de referência. Greco, Zurbarán, Goya e Sorolla são apenas quatro nomes incontornáveis num percurso que, de Gallego a Ribera ou de Murillo a Fortuny, entre muitos outros, se desdobra de forma fascinante por quase cinco séculos.

Dando especial destaque ao chamado Siglo de Oro, a Coleção Masaveu congrega peças provenientes das mais notáveis pinacotecas de Espanha, como a coleção real, ou a coleção do Infante Sebastião Gabriel de Bourbon e Bragança, neto de D. João VI de Portugal. O núcleo dedicado a Joaquín Sorolla, com obras de todas as temáticas tratadas pelo grande pintor da luz, é outro dos pontos fortes desta coleção. Por essa razão, também Sorolla ocupa nesta mostra um especial destaque.

Imagem
El Greco, Domenikos Theotokopoulos
Jesus é despojado das suas vestes (pormenor)
C. 1577-1579
Óleo sobre madeira
©Fundación María Cristina Masaveu Peterson, 2013/Marcos Morilla


HORÁRIO 
terça-feira a domingo: 
10h00 – 18h00 


BILHETES
www.bol.pt, FNAC, CTT, El Corte Inglés, bilheteira do MNAA


PREÇÁRIO

icon pdf download ficheiro


VISITAS ORIENTADAS DIÁRIAS (HORÁRIO FIXO) 
terça-feira a sexta-feira: 11h00 e 15h30 
sábado e domingo: 11h30, 15h30 e 16h30
Mediante inscrição prévia ou compra na bilheteira do Museu (sujeita a disponibilidade) 
Capacidade máxima de 20 pessoas 
Tel: (+351) 912 110 771
E-mail: colecaomasaveu@ritmos.biz


VISITAS ORIENTADAS PARA GRUPOS (OUTROS HORÁRIOS) 
Mediante marcação prévia
Tel: (+351) 912 110 771
E-mail: colecaomasaveu@ritmos.biz
Tel: (+351) 213 912 800
E-mail: se@mnaa.dgpc.pt


OFICINA PARA CRIANÇAS

COLECIONADORES DE LUZ
24 março - 10h às 17h
Oficina para crianças dos 6 aos 10 anos
Atividade de 1 ou 2 dias - 1 dia: 15€ | 2 dias: 25€ (almoço não incluído)

Toma o sol como exemplo e projecta o teu olhar intensamente sobre o que te rodeia. Analisa todos os detalhes. Sente e cria texturas, diferentes dimensões, tonalidades e reserva-os na tua memória. Põe a palete na tua mão, a partir de agora a obra é tua.

Inscrições limitadas, por ordem de chegada através de colecaomasaveu@ritmos.biz | +351 912 110 771
Em caso de número insuficiente de participantes a RITMOS reserva-se o direito de cancelar a atividade.

Marcações:
Tel: (+351) 912 110 771
E-mail: colecaomasaveu@ritmos.biz

20 Nov 2015 a 10 Abr 2016
LOCAL
Piso 0/Galeria de Exposições Temporárias