28.4.16

Catedral de Santa Maria del Fiore



"... A igreja de Santa Maria del Fiore, em Florença. Que foi uma bela planta que forma, foi talhado em pedras duras dentro de tudo funcionou, e off brancos e negros e mármore vermelho incrustado e decorada (...), nem no cristianismo, encontra-se mais ornamentado do que fabrica moderna , sendovi muitas estátuas e a torre de fachada e sino fabricados a partir de excelentes professores. "

(Giorgio Vasari, Vidas dos 'mais excelentes pintores, escultores e arquitetos. )


Santa Maria del Fiore , cuja construção foi planejada por Arnolfo di Cambio, é a terceira igreja do mundo (depois de São Pedro, em Roma, St. Paul em Londres) eo maior da Europa , no momento da sua conclusão em '400: é longo 153 metros de largura, 90 ao cruzeiro e 90 metros de altura do chão na abertura da lanterna. Esta, a terceira e última catedral de Florença foi dedicado em 1412 com clara em Santa Maria del Fiore alusão ao símbolo do lírio da cidade.

Ele levantou-se acima do segundo catedral, que cedo Christian Florence tinha dedicado a Santa Reparata.

Considerável revelou na sua diversidade de peças de estilo são a prova da mudança de gosto no longo lapso entre a sua fundação e conclusão.

A primeira pedra da fachada foi colocada em " 08 de setembro de 1296 , a um projeto de Arnolfo di Cambio. Ele trabalhou na Catedral de 1296 a 1302. Ele concebeu uma basílica de grandeza clássica com três naves de largura que fluíam na grande capela-mor, onde o altar-mor é colocado, por sua vez cercado por arquibancadas em que, em seguida, vai envolver o Dome.

O Arnolfo foi significativamente diferente da estrutura atual da igreja, como você pode ver a partir do exterior. Nas laterais do edifício, de fato, para o norte e sul, percebe-se que os primeiros quatro janelas são menores, mais estreito e mais próximos do que aqueles para o leste, que correspondem, no entanto, a expansão devido à Talents Francesco de construção Depois a partir dos meados 300. 

Arnolfo se trata de acabar com duas baías e metade da nova fachada. Suas esculturas serão removidos e transferidos para o Museu Histórico do Opera em 1586, como o Grão-Duque Francesco I de Médici decidiu construir uma nova fachada.


Com a morte de Arnolfo, que teve lugar em torno de 1310, a obra sofreu uma desaceleração, certamente para retomar em 1331, quando os magistrados da ' Arte della Lana você cuidou do edifício. Em 1334, foi nomeado mestre de obras do Opera Giotto que trabalhou principalmente na construção da torre e morreu três anos mais tarde. Giotto foi sucedido por Andrea Pisano, até 1348, o ano do terrível praga que dizimou a população da cidade a partir de 90.000 a 45.000 habitantes. 

O trabalho continuou entre paradas e começos, até que, na sequência de um concurso realizado em 1367, foi aceito o modelo final da igreja proposta por quatro arquitetos e quatro pintores, incluindo Andrea Bonaiuto, Benci e Andrea di Cione, Taddeo Gaddi e negros de Fioravante. 

a partir de 1349 para '59 a direção cabe a Francesco Talenti, que completa o Campanile e prepara um novo projeto assistida (de 1360 para 69) por Giovanni di Lapo Ghini. Em 1378 foi terminado a abóbada da nave, e em 1380 os corredores foram acabados. Entre 1380 e 1421 foram construídas as arquibancadas e, possivelmente, o tambor da cúpula.

Saíram as obras de revestimento em mármore e decoração das entradas laterais, incluindo Canonical Door (sul) e Porta Almond (norte), coroado pelo relevo da Assunção (1414-1421), belo trabalho de Nanni di Banco.

Elegantes as outras duas portas: a do Campanile (sul), no segundo período, com relevos de Andrea Pisano escola e na porta da Balla (norte), cujo nome deriva da abertura nas paredes de Florença, na Via dei servi (Borgo Balla), eles estavam na arte de extratores de lã. 
abside fecha com dignidade a catedral com três grandes galerias com janelas góticas. Quatro exedras, ou tribunas morte, decorar a base do tambor.

No século XIX, uma série de intervenções, - o mais importante são os novos coros de Santa Maria del Fiore e a simplificação do coro Bandinelli, que foi privado de todo o colunas da superestrutura e estátuas no altar - completou a Catedral. A tarefa mais desafiadora de todas foi, porém, a fachada da Catedral, realizado por Emilio De Fabris e colaboradores entre 1871 e 1884 que aspiravam a jogar o decorativismo florentino do '300, visto no Campanile e as portas laterais da catedral.
informação


entrada gratuita
Entrada da porta direita da fachada
Acesso cadeira de rodas a partir do Cânones Gate (lado sul)
roupas apropriadas para um local de culto